Campus Iporá

V ELPED

Banner V ELPED

Estratégias para superar preconceitos e desigualdades

Atividade esteve entre as 11 oferecidas no primeiro dia do Elped. Mais de 200 pessoas participaram de oficinas e minicursos.

Publicado em 24 de Abril de 2024 às 14:48.

O V Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (V Elped) proporcionou na terça-feira, 23, uma oportunidade ímpar para profissionais da educação e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos. Um dos pontos altos do evento são os minicursos e oficinas, que oferecem uma ampla variedade de temas relevantes para a prática pedagógica e para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos participantes.

Uma das atividades de destaque foi o minicurso A perspectiva materialista sobre as diferenças sociais e históricas: desafios e soluções para superar preconceitos e desigualdades. Na ocasião, a professora do Campus Ceres Simone Gomes Firmino, licenciada em Ciências Biológicas, mestra e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou aos participantes como as diferenças sociais e históricas são construídas, destacando o papel da religião na perpetuação de preconceitos e da marginalização de grupos diversos, assim como o da ciência na reprodução ou questionamento das desigualdades.

Segundo ela, a educação, a mídia e os movimentos sociais também possuem um papel fundamental na normalização das diferenças. “É necessário caminhar rumo a uma sociedade inclusiva e igualitária, adotando estratégias práticas para a desconstrução de preconceitos”, defende Simone. Para a professora, a reflexão coletiva é fundamental para a busca de soluções concretas que promovam equidade e justiça social. Deste modo, os futuros professores foram encorajados a desafiar essas normas e a construir novas racionalidades para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Tecnologias - Com uma programação dinâmica e envolvente, os minicursos e oficinas abordaram desde metodologias para o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental até estratégias para o uso eficaz das tecnologias educacionais em sala de aula. Nesse contexto, uma das oficinas que se destacaram foi “Docência e Realidade: Inteligência Artificial”, sobre o uso do ChatGPT e outras Inteligências Artificiais (IAs) na atividade docente, ministrada pelo professor Rogério Justino, atualmente lotado na Pró-Reitoria de Esnino (Proen).

Além desses, outros nove minicursos foram oferecidos aos 200 inscritos nessas atividades, abrangendo diversas áreas do ensino e proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizado enriquecedora e multifacetada. A programação ocorreu no bloco VII do Campus Iporá, pouco antes da abertura oficial do evento.

Siga-nos no Instagram do @ifgoiano e do @ifgoianocampusipora

Redação oficial do V Elped/IF Goiano