Minicurso: PENSAR CRÍTICO A PARTIR DE CHARGES: trabalho pedagógico e tecnologia em questão
a) Justificativa
É inegável o quanto as tecnologias estão presentes em nossas atividades, abrindo diversas possibilidades para compreensão da sociedade. As charges nos permitirá compreender as interferências e participação das tecnologias na educação são quase inevitáveis. As tecnologias não podem ser vistas como artefatos que protagonizam as ações educativas, muito menos os objetivos de aprendizagem, mas assumir um papel de dispositivo pedagógico no processo ensino-aprendizagem. A escolha do uso ou não dos recursos tecnológicos deve ficar à cargo do professor que fará uma série de levantamentos, a partir de sua prática cotidiana de planejar, das necessidades de aprendizagem de seus alunos para assim identificar quais recursos atendem melhor a tais objetivos. Consequentemente, pensar as finalidades dos recursos, sejam eles tecnológicos ou não, deve atender ao processo de aprendizagem. A centralidade desse processo deve ser a relação professor x aluno x conhecimento, bem como na interação, troca de experiências, sendo materializado a construção individual do conhecimento a partir das relações sociais e humanas.
O processo ensino-aprendizagem deve atender às necessidades educativas da escola, levando em consideração os contextos socioculturais dos estudantes. Para isso é necessário avançar para um olhar além das evidências imediatas, que busque no trabalho investigativo e crítico a base e as motivações para consolidar a apropriação do conhecimento, e não as tecnologias por si só, serem o principal para tal formalização. É fundamental para o trabalho docente a compreensão epistemológica das relações entre tecnologia e educação de modo a nortear os processos pedagógicos e envolvimento com recursos que potencializem o trabalho docente. Portanto, o professor deve ser autônomo, no sentido de fazer as melhores escolhas sob a ótica das necessidades educacionais locais.
b) Objetivo
Compreender as relações entre o trabalho docente e as tecnologias, por meio da análise de charges educacionais.
c) Conteúdos
Aspectos epistemológicos da tecnologia Tecnologia e mediações pedagógicas
d) Metodologia
Iniciaremos com apresentação das ministrantes, posteriormente dos participantes (nome, instituição que faz parte, formação, expectativas). Partindo das expectativas, por meio da técnica de brainstorm no contexto da nuvem de palavras (https://www.mentimeter.com/pt-BR), problematizaremos o papel das tecnologias na escola. Discutiremos os resultados mais evidentes e anotaremos no quadro para posteriormente fazermos novas relações ao final. Além disso, buscaremos instigar os participantes acerca das discussões vindouras das relações mais evidentes das tecnologias x trabalho docente.
A seguir iniciaremos breve explanação sobre aspectos epistemológicos da tecnologia como interferem nas atividades pedagógicas, com uso de datashow. Após a explanação, na atividade prática formaremos quatro grupos com seis componentes para escolha das charges na internet, relacionando os aspectos da tecnologia e as relações com o trabalho docente, deverão identificar as perspectivas deterministas, antropocêntrica e crítica. Por fim, faremos novas discussões, conjuntamente com os achados da nuvem de palavras.
Palestrante: Dianne Fabhricia Meireles Ferreira e Mikaelly Ferraz de Oliveira
Local: SALA 10 - Bloco VII