Inclusão e Sustentabilidade é tema de cerimônia de abertura do V Integra

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a cerimônia de abertura do V Integra IF Goiano, no Cineteatro Afipe, em Trindade, na noite da segunda-feira, 18. O evento contou com a palestra “Inclusão e Sustentabilidade”, promovida pelos professores, Eguimar Felício, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Adão Francisco de Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adão Francisco iniciou a exposição discutindo os conceitos de sustentabilidade e globalização. "Este conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável surgiu a partir duma noção difundida na Conferência Mundial do Meio Ambiente", explica. O professor da UFT destacou o pensamento de Enrique LEFF, ao apontar que a crise ambiental esbarra em alguns pontos fundamentais, como os limites do crescimento econômico, fragmentação do conhecimento e concentrações de poder. Eguimar destacou que a crise ambiental está intimamente ligada ao sistema econômico e que não há como pensar em sustentabilidade sem alteração na matriz econômica vigente. 

Eguimar Felício, da UFG, deu continuidade destacando a Inclusão. Para o professor da UFT, a desigualdade social é a base de qualquer tipo de inferiorização. Eguimar destaca que o papel da escola na Inclusão é criar pertencimento e destaca que a Inclusão depende de "Amor e de Luta". "Precisamos de amor pelos pobres, pelos inferiorizados, pelos explorados e sofridos. Mas sem luta, o amor torna-se apenas uma palavra oca e dissimudala˜, afirma. 

Sobre o evento -  A programação do evento segue nos dias 19 e 20 com atividades como seminários, minicursos, conferências, apresentações de trabalhos, lançamento de livro, apresentações culturais e muito mais. Todas as atividades estão disponíveis na página do evento (veja link abaixo) e a cobertura pode ser acompanhada pelo instagram oficial do Integra IF Goiano (@integra.ifgoiano)

 

Diretoria de Comunicação Social