APRESENTAÇÃO:
Nos últimos anos, pesquisadores têm defendido a utilização das premissas do movimento Maker, através do emprego do pensamento computacional e da robótica, como metodologia ativa de ensino, explorando, principalmente, o embasamento teórico construtivista do movimento e o foco na resolução de problemas, em particular, no domínio da robótica voltada para o arranjo produtivo local e na utilização dos preceitos do movimento Maker como ferramenta de apoio ao ensino. O ensino de robótica pode ser utilizado para trabalhar o letramento matemático e o letramento científico, de forma a permitir que os estudantes desenvolvam habilidades estratégicas de solução de problemas com base lógico-matemática e desenvolvimento científico, de forma que os estudantes tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca. Sendo assim, o objetivo deste projeto é desenvolver um ambiente ativo de aprendizagem “mão na massa” favorável ao desenvolvimento de ensino de robótica aplicada utilizando Aprendizagem baseada em Problemas aos alunos do ensino fundamental. A robótica no Ensino Fundamental, mediada pela aplicação da metodologia ativa e premissas da cultura Maker, pode ser usada como ferramenta para promover a colaboração e as habilidades de resolução de problemas nos estudantes à medida que eles se envolvem no processo e na construção de artefatos para seus projetos.Robitic