Doutora em Linguística pela Universidade de Buenos Aires e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Chubut. Pesquisadora adjunta do CONICET. Professora de Psicolinguística II na UBA e docente de pós-graduação em diversas universidades do país e do exterior. Coordenadora acadêmica do Mestrado em Neuropsicologia Infantil da Universidade de San Martín.
É diretora do projeto PICT “Leitores do século XXI: impacto de um programa de desenvolvimento da compreensão leitora por meio de uma plataforma digital” e do Projeto de Desenvolvimento Estratégico (PDE) “Neurociências e mitos no contexto escolar: a importância de uma dupla alfabetização”.
É autora do livro A ciência da leitura (Tilde), do Teste e Programa Ler para Compreender (Paidós), de Leo que te leo (Santillana) e de Neurociências e educação (Paidós), que recebeu menção honrosa como melhor livro sobre educação do ano de 2016. Seu livro Cérebro e ficção. Mitos e verdades na neurociência (Tilde), escrito em coautoria com Montserrat Armele e Analía Arévalo, recebeu uma menção no prêmio Isay Klasse de livro de educação na Feira do Livro de Buenos Aires de 2025.
É orientadora de diversos doutorandos, mestrandos e bolsistas, além de coordenadora de projetos de ciência e tecnologia voltados ao estudo de processos, avaliação e intervenção em compreensão leitora. Membro da diretoria da Sociedade Argentina de Neuropsicologia (SONEPSA).
o@o.com
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K1531830P1&tokenCaptchar=03AFcWeA6EwSykvSKKsO7pBtP0NJHSEbriSNE8etqB0qDgyuw9nvJMfr9VT0v5X7UhdG3O275k0-Ur2kBXDtPiy4Q87zrh5ieBYWC1FRiu8d1sXtatg