Álbum de figurinhas retrata município de Ipameri
Projeto integrador de ensino foi um dos compartilhados por estudantes de cursos técnicos em seminário durante evento.
O VI Integra foi marcado pela intensa apresentação de trabalhos acadêmicos. Ao todo foram mais de 700 inscrições para apresentações orais, pôsteres e Práticas Profissionais Integradas (PPIs), numa intensa troca de conhecimento científico de diversos campi nas últimas quarta, 18 e quinta-feira, 19.
As apresentações de pôsteres se concentraram na quadra do Campus Hidrolândia, nos períodos da manhã e da tarde. Já as comunicações orais foram divididas em três blocos do campus: Central, de Agronomia e de Informática. As PPIs ficaram no Refeitório da unidade.
Essas últimas fizeram parte do II Seminário de PPIs, reunindo a apresentação de diversos projetos integradores de ensino, a maior parte de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Entre eles estava o “Nossa Ipameri”, álbum de figurinhas da cidade criado em 2023 pelas estudantes Laura, 17, e Jordana, 16, ambas do curso técnico em Comércio.
Utilizando conhecimentos das disciplinas da área técnica e, também, de Sociologia, História e Geografia, as alunas desenvolveram o projeto, em parceria com a prefeitura da cidade, fotografando pontos do município como as praças e os lugares de fé, além de contemplar, também, a cidade de Campo Alegre de Goiás. Para fazerem boas fotos elas se capacitaram com curso dado por um professor.
O projeto também teve um papel social: as estudantes propuseram trocar os álbuns por alimentos e arrecadaram mais de uma tonelada, doando os itens para instituições da região. “Aprendemos a gerir todas as etapas de um projeto, desde seu planejamento, execução, controle, alocação de recursos, entre outros”, relata Laura. O Nossa Ipameri foi coordenado pelo professor Welton Lourenço.
Programação – O VI Integra teve uma intensa movimentação de estudantes de diversos campi na quarta-feira, 18, circulando pelas diversas atividades simultâneas. Além da apresentação dos trabalhos havia, também, minicursos, oficinas, os espaços Integra Saúde – que disponibilizava serviços e práticas de saúde e bem-estar diversos -, além do Baú da Ciência, Lab Maker e Estação Meteorológica. Houve, também, conferência pela manhã (veja abaixo) e o Festival de Música do IF Goiano. A programação seguiu na quinta-feira, 19, com as apresentações de trabalhos, seminário, mesa-redonda, e cerimônia de premiação e encerramento.
Veja mais:
"A academia não é mais detentora da verdade"
Acesse o Instagram do VI Integra e do IF Goiano
Diretoria de Comunicação Social