APRESENTAÇÃO:
1. Introdução
O Campus Ceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, criado em 1994 como Escola Agrotécnica Federal de Ceres, destaca-se no Vale de São Patrício como uma instituição inovadora no âmbito educacional que promove inúmeras ações envolvendo, sob diferentes aspectos, a participação da sociedade em geral. Dentre estas ações está a Feira de Ciência e Tecnologia, que se destaca como um dos grandes eventos promovidos pela Instituição e amplamente aguardado pela comunidade acadêmica local e regional.
Neste ano de 2022, a Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres do IF Goiano completará sua 23ª Edição vinculada à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a temática "Bicentenário da Independência: 200 ano de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".
Dessa forma, a realização da XXIII FCT constituirá um momento de aprendizagem e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento científico e um importante espaço de divulgação de trabalhos desenvolvidos por discentes sob coordenação de orientadores das diferentes áreas de conhecimento, promovendo a contextualização e interdisciplinaridade por meio da interseção entre os pilares almejados pelas Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação: ensino-pesquisa-extensão.
Nesta edição, a XXIII FCT do Campus Ceres, será realizada predominantemente no formato presencial e tanto a comunidade interna quanto externa terão a oportunidade de visitar os estandes e conhecer os diversos projetos/trabalhos científicos que serão expostos durante o evento.
A Feira estará aberta à participação da comunidade externa e interna, abrangendo desde estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Técnico, Ensino Superior e demais profissionais que queiram apreciar o evento. As temáticas serão subdivididas em três grandes áreas do conhecimento, visando incluir e propiciar a participação ampla no evento. São elas: (1) Ciências Exatas, da Terra e Agrárias; (2) Ciências Biológicas, Saúde e Tecnologias e (3) Linguística, Letras, Artes, Humanas e Sociais.
Portanto, o evento acontecerá de 19 a 21 de outubro de 2022, nas dependências do Instituto Federal Goiano Campus Ceres e como em anos anteriores, com a participação das escolas da região. Aguardem novas informações com a programação da Feira e venham participar conosco!!!!!
2. Cronograma do evento
• Inscrições: 12 de setembro a 30 de setembro (Prorrogadas até 04 de outubro). Reaberta entre os dia 12 e 13 de outubro.
• Submissão de resumos: 12 de setembro a 30 de setembro (Prorrogadas até 04 de outubro)
• Resultados dos resumos aprovados: 12 de outubro
• Realização da Feira: 19 a 21 de outubro
3. Programação Geral
• 19 de outubro: período matutino: Abertura oficial
• 20 de outubro: período matutino, vespertino e noturno (até as 22 horas): Oficinas, palestras, minicursos, apresentações culturais e exposições/apresentações dos trabalhos inscritos.
• 21 de outubro: período matutino - exposições/apresentações dos trabalhos inscritos apresentações culturais e encerramento do evento.
• Programação completa está disponível na aba específica do site.
4. Exposições orais com premiação
As exposições orais serão divididas em 3 modalidades ou categorias:
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Ensino superior
Cada categoria será subdividida em três eixos temáticos:
- 1) Ciências exatas, da terra e agrárias
- 2) Ciências biológicas, saúde e tecnologias
- 3) Linguística, letras, artes, humanas e sociais
Procedimentos para realização da exposição oral:
1. Realizar a inscrição no site do evento.
2. Submeter o resumo simples, conforme o modelo contendo as normas específicas https://docs.google.com/document/d/1DuzuAub2cGnM8KDAPHtZPMVWBikF8_tfx5_jLmD1ktg/edit?usp=sharing
O resumo deverá conter os nomes de autores e orientador (a). Cada primeiro autor poderá submeter no máximo 2 resumos. O orientador pode ser servidor interno ou externo ao Campus Ceres. Orientadores poderão coordenar vários trabalhos. O autor deverá salvar o arquivo com o título de seu trabalho, seguido de seu nome com último sobrenome e o nome do orientador(a) com último sobrenome, separados por ‘ponto final”, exemplo: Título do trabalho. João Silva. Fernanda Pereira.
3. O resumo poderá ser aprovado ou reprovado.
4. O apresentador deverá estar presente no momento da exposição de seu trabalho. Três avaliadores irão realizar arguição dentro da norma e a média aritmética será utilizada para obtenção da nota final.
5. O melhor trabalho de cada modalidade dentro de cada eixo temático, receberá um incentivo financeiro na forma de bolsa unitária (01) no valor de R$ 400,00. No total, serão nove (9) trabalhos premiados com este valor financeiro. A premiação será destinada ao primeiro autor apenas.
6. O primeiro autor só poderá enviar até 2 resumos. Já orientadores podem atuar em vários trabalhos.
Observação: O valor definido para o incentivo financeiro depende da disponibilidade de recursos institucionais.
Exposições orais sem premiação (ENSINO INFANTIL).
Alunos do ensino infantil poderão se inscrever para exposições orais, para as quais não serão designadas premiações.
Para tanto, deverão:
1. Fazer a inscrição no evento (pais realizam a inscrição em nome da criança, se ela tiver CPF ou em seu nome, se não tiver este
documento).
2. Enviar também, resumo simples, conforme o modelo contendo as normas específicas. A redação do resumo nessa modalidade ficará sob responsabilidade do orientador do projeto. https://docs.google.com/document/d/16OYZwI6UTEhc0BUxxl2gALS-7Rs9MzA7u9WWAhea3l8/edit
3. Para essa modalidade o responsável deverá assinar o termo de autorização do uso de imagem e de autorização de participação pelo responsável legal https://docs.google.com/document/d/1aTgbG6CCEcOQRX5_5e6wfqDmTAZ5wxKwqEQMxEVMOsE/edit
Obs.: Estas exposições visam estimular as crianças a iniciarem o contato com a ciência. O horário da exposição dos trabalhos vinculados ao Ensino Infantil será definido pela Comissão e disponibilizado no site oficial do evento.
* Casos omissos: comissão organizadora decidirá.
5. Comissão Organizadora
Presidente da XXIII Feira de Ciências e Tecnogia: Prof. Dr. Wagner Abadio de Freitas: http://lattes.cnpq.br/0287504258772162
Profa Dra Eliane Vieira Rosa: http://lattes.cnpq.br/2320648115845267
Vanessa Maria Marques Salomão: http://lattes.cnpq.br/3416262921307394
Welton Pereira dos Santos
Míriam Lúcia Reis Macedo Pereira: http://lattes.cnpq.br/6618313243307207
Ondina Maria da Silva Macedo: http://lattes.cnpq.br/6781289995456553
Thony Assis Carvalho: http://lattes.cnpq.br/3251191591558353
Luciana Borges e Silva: http://lattes.cnpq.br/6316109119554289
Gilsilene Goncalves de Castro
Terson Moreira: http://lattes.cnpq.br/8011128317615235
6. Gestão do IF Goiano Campus Ceres
DIREÇÃO-GERAL
Cleiton Mateus Sousa – cleiton.sousa@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Gabinete
Eliezer Carlos Leal – gabinete.ce@ifgoiano.edu.br
Secretaria de Gabinete/ Núcleo de Protocolo
Elaine Alves Santana – protocolo.ce@ifgoiano.edu.br
Núcleo de Comunicação Social e Eventos
Tiago Gebrim – ascom.ce@ifgoiano.edu.br
DIRETORIA DE ENSINO
Adriano Honorato Braga – adriano.braga@ifgoiano.edu.br
Unidade de Apoio Pedagógico de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio e de Graduação
Miriam Lúcia Reis Macedo Pereira – captg.ce@ifgoiano.edu.br
Unidade de Dados e Informações de Ensino (PI)
Tiago Gebrim – pi.ce@ifgoiano.edu.br
Gerência de Ensino
Renato Sousa Rodovalho – ensino.ce@ifgoiano.edu.br
Unidade de Acervos Bibliográficos e Multimeios e Depositário de Acervo Acadêmico (Biblioteca)
Welton Pereira dos Santos - biblioteca.ce@ifgoiano.edu.br
Unidade de Registros Escolares de Ensino Profissioanal Técnico de Nível Médio
Cleide Maria das Graças Ferreira - secretariatec.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Cursos de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio:
Técnico em Administração
Renato Souza Rodovalho - administracao.ce@ifgoiano.edu.br
Técnico em Agropecuária
Márcio Ramatiz Lima dos Santos - agropecuaria.ce@ifgoiano.edu.br
Técnico em Informática/ Manutenção e Suporte em Informática
Jaqueline Alves Ribeiro - informatica.ce@ifgoiano.edu.br
Técnico em Meio Ambiente
Marcela Dias França - .meioambiente.ce@ifgoiano.edu.br
Divisão de Registros Escolares de Ensino de Graduação
Péricles Jotta de Almeida - secretariagrad.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Cursos de Ensino de Graduação:
Bacharelado em Agronomia
Luciana Borges e Silva - agronomia.ce@ifgoiano.edu.br
Bacharelado em Sistemas de Informação
Rangel Rigo - sistemasinfo.ce@ifgoiano.edu.br
Bacharelado em Zootecnia
Alexandre Kluge Pereira - zootecnia.ce@ifgoiano.edu.br
Licenciatura em Ciências Biológicas
Gustavo Lopes Ferreira - biologia.ce@ifgoiano.edu.br
Licenciatura em Química
Jozemir Miranda dos Santos - quimica.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Assistência Estudantil
Cláudia Correia da Silva Barros - assistenciaestudantil.ce@ifgoiano.edu.br
Setor de Alimentação e Nutrição
Regina Lúcia Silva - nutricao.ce@ifgoiano.edu.br
Núcleo de Atenção à Saúde
Nara Rezende Moreira - nara.moreira@ifgoiano.edu.br
Setor de Residência Estudantil
Vinicius Moraes de Oliveira - assistenciaestudantil.ce@ifgoiano.edu.br
Núcleo de Assuntos Disciplinares Estudantis
Vinicius Moraes de Oliveira - vinicius.oliveira@ifgoiano.edu.br
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Hamilton Mendes da Cunha - dap.ce@ifgoiano.edu.br
Gerência de Planejamento, Orçamento, Administração e Finanças
Aliny Karla da Cunha - gpoaf.ce@ifgoiano.edu.br
Unidade de Infraestrutura
Rodrigo Souza Nascimento - infraestrutura.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Gestão de Pessoas
Eduardo Dias - gestaopessoas.ce@ifgoiano.edu.br
Unidade de Tecnologia da Informação
Eduardo Henrique A. Monção de Sousa - sti.ce@ifgoiano.edu.br
GERÊNCIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO
Matias Noll - pesquisa.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Laboratórios Educativos de Produção
Ângelo Adão de Lima - producao.ce@ifgoiano.edu.br
Divisão do Programa de Iniciação Científica
Rhanya Rafaella Rodrigues - pibic.ce@ifgoiano.edu.br
Coordenação de Cursos de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado
Priscila Jane Romano Gonçalves Selari - ppgic.ce@ifgoiano.edu.br
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Mirelle Amaral de São Bernardo - profeptifgoiano@ifgoiano.edu.br
Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática
Lucianne Oliveira Monteiro Andrade - ecnem.ce@ifgoiano.edu.br
Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas
Ricardo Takayuke Tadokoro - fppe.ce@ifgoiano.edu.br
Especialização em Produção e Utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico
Marcelo Marcondes de Godoy - ppg.puaaiz.ce@ifgoiano.edu.br
GERÊNCIA DE EXTENSÃO
Fausto de Melo Faria Filho – extensao.ce@ifgoiano.edu.br
Divisão de Projetos e Cursos de Extensão
Marcelo Pimentel Oliveira – dpce.ce@ifgoiano.edu.br
Núcleo de Estágios
Vitória Christian Muraoka Cordeiro – estagio.ce@ifgoiano.edu.br
Setor de Apoio a Eventos Técnicos, Científicos, Culturais e Esportivos
Gilsilene Gonçalves de Castro - eventos.ce@ifgoiano.edu.br
Setor de Equoterapia
Severina Maria dos Santos – equoterapia.ce@ifgoiano.edu.br
7. Parceiros
Em breve será divulgado.
8. Patrocinadores dos brindes a serem sorteados no evento
Em breve será divulgado.
Todas as informações presentes neste site constam no Regulamento da XXIII FCT https://drive.google.com/file/d/1lf3jpzYIUbJtleer55NJYF_2VdCPwOP7/view?usp=sharing