Campus Ceres

XXII Feira de Ciência e Tecnologia

Banner XXII Feira de Ciência e Tecnologia

APRESENTAÇÃO:

1. Introdução

O Campus Ceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, criado em 1994 como Escola Agrotécnica Federal de Ceres, destaca-se no Vale de São Patrício como uma instituição inovadora no âmbito educacional que promove inúmeras ações envolvendo, sob diferentes aspectos, a participação da sociedade em geral. Dentre estas ações está a Feira de Ciência e Tecnologia, que se destaca como um dos grandes eventos promovidos pela Instituição e amplamente aguardado pela comunidade acadêmica e local.

Neste ano de 2021, a Feira de Ciência e Tecnologia completará sua 22ª Edição, vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a temática A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

A presente edição terá a maior parte das ações realizadas de forma remota por questões de biossegurança associadas à pandemia de Covid-19. Entretanto, o contexto científico inovador do evento permanece e, mesmo neste formato, ele será organizado de forma a abranger diferentes áreas do saber, incluindo ações que promovam a troca de conhecimentos (minicursos, oficinas e palestras), bem como as tradicionais exposições de trabalhos científicos, destaque do evento. A Feira estará aberta à participação da comunidade externa e interna, abrangendo desde estudantes da educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Técnico, Ensino Superior e profissionais interessados. As temáticas serão subdivididas em três grandes áreas do conhecimento, visando incluir e propiciar a participação ampla no evento. São elas: (1) Ciências Exatas, da Terra e Agrárias; (2) Ciências Biológicas, Saúde e Tecnologias e (3) Linguística, Letras, Artes, Humanas e Sociais.

Dentro desta perspectiva, espera-se que, com ampla divulgação do evento, a XXII Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres possa propiciar aos participantes e comunidade em geral não somente aquisição e troca de conhecimentos, mas mostrar que, mesmo em situações adversas, o Campus Ceres continuará sendo uma Instituição que aproxima a comunidade da escola.

 

2. Cronograma do evento

     

  • Inscrições: 20 de Agosto a 02 de outubro (PRORROGADAS ATÉ DIA 08 AS SUBMISSÕES).
  • Submissão de resumos: 20 de agosto a 02 de outubro (PRORROGADAS ATÉ DIA 08 AS SUBMISSÕES).
  • Resultados dos resumos aprovados: 15 de outubro
  • Envio das apresentações em formato de  vídeos curtos (3 a 5 minutos): 16 a 20 de outubro
  • Realização da Feira25 a 27 de outubro

3. Programação Geral

  • 25 de outubro – período matutino e noturno: Entregas de mudas na Praça Cívica de Ceres (matutino) e Abertura oficial (noturno). 
  • 26 de outubro – período vespertino e noturno: Oficinas, palestras, minicursos e exposições.
  • 27 de outubro – período matutino e vespertino: Oficinas, palestras, minicursos e exposições  e evento cultural.

- Programação completa na aba específica.

4. Exposições orais com premiação

Divididas em 3 modalidades: 
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Ensino superior

Cada categoria será subdividida em três eixos temáticos:
- Ciências exatas, da terra e agrárias
- Ciências biológicas, saúde e tecnologias
- Linguística, letras, artes, humanas e sociais

Procedimentos para realização da exposição oral:
1.    Realizar a inscrição no site do evento.
2.    Submeter o resumo conforme as normas específicas (https://docs.google.com/document/d/1WAn3UvZ6ZyhGjHM1etGGlx0k8XqI6R-q/edit?usp=sharing&ouid=115727145794815201954&rtpof=true&sd=true). O resumo deverá conter os autores e orientador (a). Cada autor pode submeter no máximo 2 resumos. O orientador pode ser servidor interno ou externo ao Campus Ceres. O autor deverá salvar o arquivo com o título de seu trabalho.
3.    O resumo poderá ser aprovado ou reprovado.

Em caso de aprovação, submeter a apresentação oral gravada ao e-mail do evento com duração de 3 minutos (tolerância de 5 minutos). Esta apresentação oral em vídeo deverá seguir normas (https://drive.google.com/drive/folders/1v366tYTLJ8QOIXkkHIX4ouPCnVGDkA5-?usp=sharing), onde poderão ser apresentadas imagens de experimentos, quando houver). O autor deverá salvar o vídeo contendo sua apresentação com o título do seu trabalho, deverá enviar ao e-mail da Feira (fct.ce@ifgoiano.edu.br) junto com o termo de autorização de uso de imagem (https://drive.google.com/file/d/1g1AUC2RXhalW-TQpIyhxsCT4IMeJMrnP/view?usp=sharing).

4.    No dia do evento, a apresentação gravada da exposição oral será colocada em sala específica virtual. As salas das exposições orais serão divididas por categoria e áreas temáticas. O apresentador deverá estar presente no momento, pois, após o vídeo, haverá o momento da arguição pelos avaliadores, que avaliarão conforme norma específica em ANEXO. No momento da avaliação, três professores com formação na área temática irão realizar arguição dentro da norma e a média aritmética será utilizada para obtenção da nota final.

               5.    O melhor trabalho de cada área, dentro de cada categoria, receberá um incentivo financeiro na forma de bolsa unitária   (01) no valor de R$ 400,00. No total, serão 9 trabalhos premiados com este valor financeiro. A premiação será para o primeiro autor apenas.

6. O primeiro autor só poderá enviar até 2 resumos. Já orientadores podem atuar em vários trabalhos.

Exposições orais sem premiação (ENSINO INFANTIL).

Alunos do ensino infantil poderão se inscrever para exposições orais sem premiação.


Para tanto, deverão:


1.    Fazer a inscrição no evento (pais realizam a inscrição em nome da criança, se ela tiver CPF ou em seu nome, se não tiver este documento).


2.    Enviar o vídeo conforme normas específicas (https://drive.google.com/drive/folders/1v366tYTLJ8QOIXkkHIX4ouPCnVGDkA5-?usp=sharing), para  e-mail da feira fct.ce@ifgoiano.edu.br, com o termo de autorização dos pais para uso de imagem (https://drive.google.com/file/d/1g1AUC2RXhalW-TQpIyhxsCT4IMeJMrnP/view?usp=sharing), autorizando a divulgação do vídeo na página do evento.

Obs.: Estas exposições visam estimular as crianças a iniciarem o contato com a ciência.

 

Observação adicional: no decorrer dos eventos, sorteios de brindes serão realizados.

* Casos omissos: comissão organizadora decidirá.

* Em caso de empate: melhor pontuação na apresesentação oral. 

5. Comissão organizadora

Presidente da XX Feira de Ciências e Tecnogia: Profª Drª Eliane Vieira Rosa: http://lattes.cnpq.br/2320648115845267

Profª Ma. Fernanda Melo Duarte: http://lattes.cnpq.br/5338539796531801

Profª Drª Marcela Dias França: http://lattes.cnpq.br/9783174121370485

Profª Drª Maria do Socorro Viana do Nascimento: http://lattes.cnpq.br/4080376497645098

Profª Drª Maria Lícia dos Santos: http://lattes.cnpq.br/7934023451377993

Prof Me. Marcelo de Sousa Coelho: http://lattes.cnpq.br/9544920494648507

Profª Drª Jaqueline Alves Ribeiro: http://lattes.cnpq.br/9232767272908945

Prof. Me. Suelino Severino da Silva: http://lattes.cnpq.br/1336178714174221

Prof. Dr. Paulo Ricardo de Sá da Costa Leite: http://lattes.cnpq.br/0274221319520789

Profª Drª Monica Lau da Silva Marques: http://lattes.cnpq.br/3449846758883047

Prof. Dr. Rafael Gomes da Silveira: http://lattes.cnpq.br/7946573339859677

Gerência de extensão: Fausto de Melo Faria filho: http://lattes.cnpq.br/0770568305981513

 

6.  Gestão do IF Goiano - Campus Ceres

DIREÇÃO-GERAL
Cleiton Mateus Sousa – cleiton.sousa@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Gabinete
Eliezer Carlos Leal – gabinete.ce@ifgoiano.edu.br

Secretaria de Gabinete/ Núcleo de Protocolo
Elaine Alves Santana – protocolo.ce@ifgoiano.edu.br

Núcleo de Comunicação Social e Eventos
Tiago Gebrim – ascom.ce@ifgoiano.edu.br

 

DIRETORIA DE ENSINO
Adriano Honorato Braga – adriano.braga@ifgoiano.edu.br

Unidade de Apoio Pedagógico de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio e de Graduação
Miriam Lúcia Reis Macedo Pereira – captg.ce@ifgoiano.edu.br

Unidade de Dados e Informações de Ensino (PI)
Tiago Gebrim – pi.ce@ifgoiano.edu.br

Gerência de Ensino
Renato Sousa Rodovalho – ensino.ce@ifgoiano.edu.br

Unidade de Acervos Bibliográficos e Multimeios e Depositário de Acervo Acadêmico (Biblioteca)
Welton Pereira dos Santos - biblioteca.ce@ifgoiano.edu.br 

Unidade de Registros Escolares de Ensino Profissioanal Técnico de Nível Médio
Cleide Maria das Graças Ferreira - secretariatec.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Cursos de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio:

Técnico em Administração
Renato Souza Rodovalho - administracao.ce@ifgoiano.edu.br

Técnico em Agropecuária
 Márcio Ramatiz Lima dos Santos - agropecuaria.ce@ifgoiano.edu.br

Técnico em Informática/ Manutenção e Suporte em Informática
Jaqueline Alves Ribeiro - informatica.ce@ifgoiano.edu.br

Técnico em Meio Ambiente
Maria do Socorro Viana do Nascimento - meioambiente.ce@ifgoiano.edu.br

Divisão de Registros Escolares de Ensino de Graduação
Péricles Jotta de Almeida - secretariagrad.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Cursos de Ensino de Graduação:

Bacharelado em Agronomia
Wilian Henrique Diniz Buso - agronomia.ce@ifgoiano.edu.br

Bacharelado em Sistemas de Informação
Rangel Rigo - sistemasinfo.ce@ifgoiano.edu.br

Bacharelado em Zootecnia
Alexandre Kluge Pereira - zootecnia.ce@ifgoiano.edu.br

Licenciatura em Ciências Biológicas
Gustavo Lopes Ferreira - biologia.ce@ifgoiano.edu.br

Licenciatura em Química
Jozemir Miranda dos Santos - quimica.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Assistência Estudantil
Elton John da Silva Santiago – assistenciaestudantil.ce@ifgoiano.edu.br

Setor de Alimentação e Nutrição
Regina Lúcia Silva - nutricao.ce@ifgoiano.edu.br

Núcleo de Atenção à Saúde
Nara Rezende Moreira - nara.moreira@ifgoiano.edu.br

Setor de Residência Estudantil
Manoel Marçal Rodrigues Neto - assistenciaestudantil.ce@ifgoiano.edu.br

Núcleo de Assuntos Disciplinares Estudantis
Vinicius Moraes de Oliveira - vinicius.oliveira@ifgoiano.edu.br

 

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Hamilton Mendes da Cunha – dap.ce@ifgoiano.edu.br

Gerência de Planejamento, Orçamento, Administração e Finanças
Aliny Karla da Cunha – gpoaf.ce@ifgoiano.edu.br

Unidade de Infraestrutura
Felipe Longo Martins - infraestrutura.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Gestão de Pessoas
Eduardo Dias – gestaopessoas.ce@ifgoiano.edu.br

Unidade de Tecnologia da Informação
Eduardo Henrique A. Monção de Sousa – sti.ce@ifgoiano.edu.br

 

GERÊNCIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO
Matias Noll – pesquisa.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Laboratórios Educativos de Produção
Ângelo Adão de Lima – producao.ce@ifgoiano.edu.br

Divisão do Programa de Iniciação Científica
Lorena de Almeida Cavalcante Brandao Nunes – pibic.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de Cursos de Pós-Graduação:

Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado

Priscila Jane Romano Gonçalves Selari – ppgic.ce@ifgoiano.edu.br

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Mirelle Amaral de São Bernardo - profeptifgoiano@ifgoiano.edu.br

Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática
Lucianne Oliveira Monteiro Andrade - ecnem.ce@ifgoiano.edu.br

Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas
João Eratóstenes Doulgras Cardoso - fppe.ce@ifgoiano.edu.br

Especialização em Produção e Utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico
Marcelo Marcondes de Godoy - ppg.puaaiz.ce@ifgoiano.edu.br

 

GERÊNCIA DE EXTENSÃO
Fausto de Melo Faria Filho – extensao.ce@ifgoiano.edu.br

Divisão de Projetos e Cursos de Extensão
Marcelo Pimentel Oliveira – dpce.ce@ifgoiano.edu.br

Núcleo de Estágios
Vitória Christian Muraoka Cordeiro – estagio.ce@ifgoiano.edu.br

Setor de Apoio a Eventos Técnicos, Científicos, Culturais e Esportivos
Gilsilene Gonçalves de Castro - gilsilene.castro@ifgoiano.edu.br

Setor de Equoterapia
Severina Maria dos Santos – equoterapia.ce@ifgoiano.edu.br

7. Parceiros

Colégio Estadual da Polícia Militar - José Carrilho (CEPMG - José Carrilho) - Goianésia/GO

 

8. Patrocinadores das prendas a serem sorteadas no evento

Armazém Supermercado 

Av. Ministro Fernando Costa n. 1516 – Ceres Go – 33231661

https://www.instagram.com/armazemsupermercado/?hl=pt-br

 

Contec Contabilidade

Rua 7 n. 577 – Centro – Ceres-Go. 33231007

https://instagram.com/contecgestao?utm_medium=copy_link

 

Carmen Steffens

Rua Alfredo de Pádua – Centro, Ceres Go. – 33071178

https://www.instagram.com/carmensteffensceres/?hl=pt-br

 

Escola Letra Viva

Rua Maria Sabina n. 10 – Carmo do Rio Verde – 33377026

 

Vitória Chistian M. Cordeiro Semijóias 

62-985150343

IF Goiano - Campus Ceres

 

 

RELAÇÃO DE EXPOSITORES ORAIS

Segue relação de expositores que tiveram resumo aceito e  enviaram o vídeo no período estipulado no link abaixo. 

https://drive.google.com/file/d/1j-SjkTo8VJeHUpd_ujOSCDGz_NuorOO_/view?usp=sharing

 

SALA DOS EVENTOS DA XXII FCT:

Para ter acesso às salas, clique no link: https://fct.ifgoiano.edu.br/salas/

 

 

 

Todas as informações presentes neste site constam no Regulamento da XXII FCT (https://drive.google.com/file/d/1Av6tOBz01p2VA-uasQK8gQjKKU4Ocqva/view?usp=sharing).

    CONTATOS:

    • Eliane Vieira Rosa - Presidente da XXII Feira de Ciências e Tecnologia

    LOCAL DO EVENTO:

    • -

    INSCRIÇÕES:

    • 11/08/2022 à 11/08/2022

PALESTRANTES:

PROGRAMAÇÃO:

SUBMISSÕES

Prazo de Submissão de Trabalhos Científicos:
  • 20/08/2021 à 08/10/2021
Modalidades:
Eixos Temáticos:
  • Ensino Fundamental - Ciências biológicas, saúde e tecnologias
  • Ensino Fundamental - Ciências exatas, da terra e agrárias
  • Ensino Fundamental - Linguística, letras, artes, humanas e sociais
  • Ensino Médio/Técnico - Ciências biológicas, saúde e tecnologias
  • Ensino Médio/Técnico - Ciências exatas, da terra e agrárias
  • Ensino Médio/Técnico - Linguística, letras, artes, humanas e sociais
  • Ensino Superior - Ciências biológicas, saúde e tecnologias
  • Ensino Superior - Ciências exatas, da terra e agrárias
  • Ensino Superior - Linguística, letras, artes, humanas e sociais